"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

sábado, 23 de agosto de 2008

cadê a cidadania?

Cidadão
Zé Geraldo
Composição: Lucio Barbosa

Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
(comentário no próximo post)

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

jornalismo por formação, eu sou a favor e você?


Escrevo este texto agora, pois algo que muito me preocupa está prestes a acontecer! A obrigatoriedade do diploma para jornalistas está sendo deixada de lado, e isso é muito sério. Sério porque banalizará uma profissão importantíssima na vida da sociedade, sério porque será o jornalismo uma profissão menosprezada como tantas outras cujo diploma não é necessário. Sempre tive uma opinião muito séria a respeito desta profissão, sempre pensei (e comprovo agora que sou pratricamente uma jornalista) que o jornalismo está ligado à sociedade de uma maneira muito forte, e que seu dever é a verdade sempre, sendo aliado das pessoas. Sempre pensei em jornalistas como sendo pessoas instruidas no meio do povo, para ajudar a fazer valer os direitos da sociedade. Mas acredito que se realmente acabar a obrigatoriedade de diploma muitos valores se perderão (como tantos no jornalismo que já se perderam). Não quero ser ingênua, e sei que ética não se aprende em faculdade, pois é algo que vem de berço, e tão pouco acredito que seja a formação universitária que faz bons profissionais, porém, a faculdade ensina muitas coisas importantes na formação de qualquer indivíduo. Não julgo o Jornalismo uma profissão menos (nem mais) importante do que a Medicina, a Engenharia, como sei que não é mais importante do que a profissão de pintor, de doméstica, etc... Porém de uma coisa tenho certeza, o jornalista é um formador de opinião, e se ele não tem uma formação adequada para formar opiniões, onde é que nosso país vai parar??? Até imagino a cena, qualquer pessoa desempregada poderá se aventurar no mundo do jornalismo... imaginem, bandidos, políticos, vagabundos, médicos, advogados... todos disputando emprego par-a-par, todos querendo ser divulgadores de informação...

Quem perderá com isso???


  1. Perderá a sociedade, que terá um jornalismo de 'brincadeira'.

  2. Perderá os jornalistas, que além de terem salários mais baixos, terá sua profissão menosprezada.

  3. Perderão as faculdades de jornalismo...

Mas, também existirão aqueles que lucrarão com tudo isso.


Jornalista sério (que trabalha em prol da verdade e consequentemente da sociedade) dá medo nos donos do poder, nos políticos, pois é ele que descobre e divulga as coisas erradas cometidas pelos que dominam o poder de uma sociedade.


Cliquem no http://www.fenaj.org.br/apoiar_campanha.php e mostrem que também apóiam o Jornalismo como profissão e por formação. O Brasil só tem a ganhar!

Mariane de Almeida

M.A.S

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

liiiiiiiiiiiiixxxoooooooooooo

Já reparou que a cada dia que se passa, a cada hora, minuto, segundo, nos tornamos mais consumistas? Que não passamos um dia sequer sem gastar NADA?
Já reparou que as propagandas de TV em sua maioria são de vendas de aparelhos eletrônicos como celulares, computadores, etc... e que em toda data comemorativa (como dia das mães, dos pais, dos namorados, blábláblá) os jornais vem com aquelas reportagens (rotineiras) dizendo que as vendas aumentaram, e que as expectativas de venda são de 20, 30, 60% a mais do que o ano anterior? Agora me diga, será mesmo que precisamos de tanto??? Porquê o consumo está tão desenfreado no dias atuais?
Essa pergunta é fácil de responder, além de todas as propagandas que existem, que aguça ainda mais a vontade do consumidor de comprar, comprar e comprar, eles mostram as facilidades para realização das compras, frases do tipo "doze vezes sem juros" são facilmente encontradas nestas propagandas, além de estarem totalmente visíveis nas lojas dos shopings center.
Tudo lindo, muito fácil se adquirir qualquer aparelho... então o cidadão vê (digamos que um celular), compra este celular, e volta pra casa feliz da vida, com o aparelho de última geração - o mais caro da categoria - e doze parcelas de presente, tudo sem entrada e nem juros...
Que beleza não, ótimo negócio feito por este cidadão (afinal comprou o melhor celular em doze vezes sem juros e sem entrada)! Concordaria perfeitamente com esta afirmação, se não fosse um pequeno detalhe, na quarta prestação (sem entrada e sem juros) o tal celular já será 'antigo', e antes mesmo das doze parcelas terminarem, nosso amigo cidadão já estará ansioso para comprar outro aparelho, e pode crer, assim que terminar aquelas parcelinhas de um ano atrás, nosso amigo comprará um celular, que não será um celular qualquer, e sim, o melhor, o mais completo - e de lambuja - o mais caro... ops, com uma condição, está perto de mais uma data comemorativa (como dia do irmão, do papagaio, do cachorrinho - já reparou que quase todo mês é dia de alguma coisa?) e tudo (no mercado "ajeota") está em promoção, imaginem vocês, sem juros e nem entrada, háháhá... Lindo o aparelho novo do nosso amigo, mas é uma pena, o cidadão ficou com mais uma dívida de um ano, e aquele primeiro celular dele, sabe o que virou??? Virou lixo, afinal, é um lixo, ninguém mais tem celular daquele jeito... imaginem vocês, aquele aparelho tem apenas câmera fotográfica de 2 MP, os de hoje tem 5MP, câmera de vídeo, televisão... realmente era lixo aquele antigo... daqui algum tempo eles terão até tele transporte (risos), duvidam???
lixo, lixo, lixo, lixo... tudo vai para a lata de lixo...
As pessoas só se esquecem que vivemos no planeta Terra que é um planeta finito, e que, cada coisa descartada por nós, querendo ou não, continuará no planeta Terra, ou seja, vivemos em uma grande lata de lixo e não nos preocupamos, fingimos que tudo está bem, e fazemos compras, mais compras e mais compras... daí trabalhamos, trabalhamos e trabalhamos para ganharmos dinheiro, para mais uma vez irmos as compras... porque ligamos a TV e vemos que precisamos comprar mais, vemos que nosso celular não é bom (tendo apenas alguns meses de uso), que nosso cabelo não está na moda, que nossas roupas já caíram em desuso, e que os saltos dos sapatos de hoje são diferentes dos da última coleção e que devemos comprar novos pares para não sermos menosprezados por aí...
...vamos deixar esse papo pra lá, estou me sentindo cabisbaixa, alguém aceita ir ao shoping comigo, preciso fazer compras para desestressar...
Mariane de Almeida
M.A.S