"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

sábado, 24 de outubro de 2009

assim não dá! Assim não pode

olá amigos, é incrível como sempre nos deparamos com a pergunta: porque será que o Brasil não vai pra frente?
Acho que ainda acredito muito no mundo e nas pessoas!!! Não sei se estou errada, ou se é o mundo mesmo de cabeça pro ar! Vou explicar minha "revolta".
Essa semana chega em minha loja um rapaz me perguntando se acaso eu queria comprar um pendrive, daquele jeito, baratinho, o produto estava no carro, o cara só tinha uma peça (jurou que me convenceria que era a única no "estoque", e que ele era fornecedor de lojas! Tá bom, posso ter cara de boba, mas pode acreditar, pareço mais do que sou [rsrsrsrs]), bom, após ouvir o que o "vendedor" tinha pra me falar, respondi com um grande sorriso (como faço sempre) que naquele dia eu não estava interessada (e muito obrigada). Para minha surpresa, um cliente que estava no recinto, virou para o moleque e perguntou o preço, com a cara mais lavada do que roupa na centrífuga da máquina ele contou que nas lojas o preço é duzentos reais (o pendrive é de 64 gb, enquanto os normais costuma ser de 2 gb), mas ele, como é fornecedor e era a ultima peça so estoque, blablabla (esse papo todos conhecem) venderia por oitenta reais... O senhor que estava perguntando revidou dizendo que tinha apenas trinta e poucos reais, que aliás nem era dele e sim da empresa que trabalhava. Tirou trinta e dois reais da carteira e ofereceu para o menino que aceitou alegando que, somente estava vendendo por aquele preço para não precisar levar para casa, local onde já tem muitos pendrives. Moral da história: não fui interceptadora nem nada, porém, tive que presenciar algo ridículo em minha frente! Não gosto de julgar, mas estava na cara que o objeto era roubado, ou, no mínimo falsificado... Odiei a experiência, e o que me deixou mais revoltada foi o fato de que, quem comprou aquela porcaria, ali na minha frente, foi um advogado. Isso mesmo, um advogado, advogado este que acabara de sair do departamento da Polícia Federal (e não é pra ter raiva?)...
É por isso que acabo ficando desacreditada das pessoas... Óbvio, se quem deveria estar lutando pela Lei está comprando um produto nestas condições... Fico P da vida com essas coisas, e o pior, ali, naquele instante me senti um nada, de mãos atadas... mesmo que me mordendo de raiva, tanto daquele moleque infeliz, quanto daquele homem sem vergonha!!!
Este caso não é tão inusitado, mas infelizmente coisas como esta acontecem assim, no dia a dia, com pessoas que se dizem "honestas" e que gostam de culpar a política por tudo... O que está precisando acontecer é o povo parar de olhar um pouco pras coisas que acontecem longe da gente e prestar mais atenção no que estamos fazendo de errado! Depois que o vendedor foi embora, o advogado teve a capacidade de me dirigir a palavra com algum comentário sobre a compra. Respondi a ele (com meu mais glamuroso cinismo) que o problema de se fazer este tipo de compra é o fato de que não sabemos a procedência do produto (como se nem houvesse passado na minha cabeça como aquele produto foi chegar nas mãos do moleque). Se o tal doutor percebeu meu cinismo eu não sei, mas só sei que ele me respondeu da seguinte forma: "nossa, eu nem tinha pensado neste fator", há há há... Mais um detalhe interessante, no mesmo dia, horas antes, já haviam passado no comércio me oferecendo uma máquina digital e uma corrente de ouro... por motivos assim que resolvi colocar esta jargão do nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por que pra mim "assim não dá, assim não pode"...
foi ótimo escrever novamente aqui!
Um grande abraço
Mariane de Almeida Silva
M.A.S

Um comentário:

Matheus Farizatto disse...

Olá, Mariane. recebo seu recado no Virando Jornalista e gostei muito. Obrigado.
A você, parabéns pela escolha da profissão e seja bem-vinda.
Gostei bastante do seu texto e no seu lugar teria feito o mesmo. E acredite, esse advogado entendeu seu cinismo e sabia exatamente o que estava fazendo. MAS, não desanime do Brasil nem das pessoas que vivem nele e no mundo todo.

Um beijão.
Sucesso pra você!