"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tropa de Elite osso duro de roer, pega um pega geral, também vai pegar você...

Assisti ao filme e confesso, saí da sala de cinema com um ar de quem nada pode fazer por nada.... Me senti impotente diante do que acontece. Tá certo que o início do filme é bem claro quando o narrador diz que "apesar de se parecer com a realidade o filme é de ficção", mas na real, sabemos que é bem por aí mesmo, e isso me faz ter nojo de muita gente.
Não quero fazer aqui propaganda do filme, mas, de verdade, este longa é muito bom, quem ainda não viu deve procurar assistir porque ele te leva a pensar, confesso que este pensar talvez não seja muito agradável, pois o filme mostra, nua e cruamente que nós, enquanto cidadãos civis não podemos ir contra o sistema. As vezes pensamos que a política está toda corrompida, mas a verdade é que a corrupção está no ser-humano, no bicho homem que mata tranquilamente por sua ganância, que mantém relações apenas políticas, onde só se é amigo enquanto convém, enfim, são coisas que não estão apenas nos filmes, ou longe de nós, elas convivem conosco, e nos resta a pergunta: pra quem vamos recorrer? Não tem muita saída, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". O filme mostra bem claro essa questão de em quem confiar, e infelizmente, não são muitos os apresentados no filme.
Muitos ao verem o filme criticam o governo por tudo. É claro que boa parte da maldade implantada no mundo vem por parte dos governos, mas, sinceramente não acredito que este seja o grande causador das coisas ruins, da crueldade e violência que vemos todos os dias estampados nos jornais. O erro não está totalmente impregnado neles, mas, na realidade os vilões somos nós mesmos. Estamos errados em deixar nossos valores de lado, em assistir às novelas e nos corromper por elas, nos deixarmos enganar pela maravilha de vida que elas nos apresentam. Estamos errados quando deixamos de nos reunir em família para uma refeição e vamos cada um para seu quarto assistir sua programação preferida. O erro consiste em deixarmos nossos filhos a mercê da educação que a escla oferece (quando falo de educação não me refiro aos estudos, mas aquela educação que deveria vir de berço). Estamos errados quando não conversamos, não debatemos em família o que é ceto e o que é errado. Erramos muitos, quando deixamos que a sociedade nos imponha como criar os filhos. E o pior, quando ela nos diz que devemos ter cada vez mais, e, ingênuos que somos nos sentimos um lixo por não termos tanta coisa quanto a midia nos impõe...
São estes alguns dos valores que estamos levando em conta, ou deixando de lado, e são estes que nos fazem cada dia mais egoístas, e é aí que começa tudo... A corrupção meus amigos vem de baixo, portanto, não sei se somos dignos de a criticarmos....
Um grande Abraço
Mariane de Almeida
MAS

2 comentários:

Rafaele Silva disse...

Mari,
Infelizmente não assisti o filme, mas pelo que presenciei no Rio nestes últimos dias, creio q seja o que foi abordado!
O Brasil me dá nojo!

Mariane de Almeida disse...

não temos que ter nojo de nosso país, querendo ou não, ele é assim, o caminho é amá-lo cada vez mais e lutarmos por um país mais justo e solidário. Acredit que isto não seja utopia, sinceramente ainda acho que podemos reverter muita coisa, sabendo conviver com os defeitos contidos não só aqui mas de maneira geral.... somente o amor ao Brasil nos fará melhores brasileiros, acho que já faço minha parte heheheheheh. Obrigada pelo comentário.