"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

terça-feira, 1 de abril de 2014

era uma vez um Brasil: 1964

     É verdade mesmo que existem pessoas que querem comemorar o Golpe de 1964? E é verdade mesmo que existem dezenas ou até centenas de pessoas que abrem a boca hoje em dia para falar que gostariam que a Ditadura Militar voltasse porque "apesar de tudo, o Brasil ia pra frente naquela época"? Se isso é mesmo verdade fico sem saber muito como me importar diante dessa sociedade! 
Este foi um passado escuro de nosso país e não, não devemos esquecê-lo, como muitos pensam. Devemos relembrar sempre e ensinar para nossos filhos, e netos, e que eles ensinem os filhos e netos deles, pois, talvez esta seja a única maneira de honrar o sangue de tantos filhos do Brasil que tiveram sua vida dilacerada pelos que diziam querer a ORDEM do país. 
     É insano pensar que o melhor agora seria voltarmos ao Regime Militar, é insano e provavelmente uma ideia de quem nunca esteve numa ditadura e que nunca teve ninguém que tenha sofrido o que tantos irmãos nossos sofreram neste sangrento período de nosso país.
     Vladimir, Zuzu, Marighella, Lamarca, Joãos, Marias, Chicos, Marietas são apenas alguns nomes de tantos que não conseguiram ver o sol voltar a raiar ou tiveram que passar tempos fora da própria terra.
     Não vivenciei a Ditadura mas me envergonho desse momento de tanta dor e sofrimento pra tantos e tantas heróis e heroínas que lutaram bravamente, ou pelo menos não se esquivaram de buscar a justiça e a paz. Hoje me solidarizo àquelas mães que passados 50 anos do início da Ditadura ainda não sabem do paradeiro de seus filhos, e também àqueles filhos que ainda hoje tentam compreender a história para, assim, poderem "conhecer" um pouco de seus pais que ao lutarem pela justiça perderam suas vidas. Me solidarizo pelos que não puderam enterrar dignamente seus entes queridos e por aqueles que não tiveram uma morte digna, morrendo como criminosos, e depois de mortos sumindo como animais... 
     Espero que todo dia 1º de abril seja lembrado como o dia em que a alegria do Brasil foi apagada, aniquilada, fuzilada... E desejo que este passado revoltante sirva de exemplo para que nada disso aconteça novamente!

Acho que este é o dia propício pra se voltar a escrever.

Obrigada
M.A.S


Nenhum comentário: