"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

quarta-feira, 30 de abril de 2008

ah os sonhos...

Realmente vivemos de tempos não é? todo mundo teve suas épocas bizarras, alegres e divertidas como todos temos nossos momentos de caretisse (que muitas vezes nos fazem rir também), isso é bom, ou melhor, isso é maravilhoso, mas tem coisas na vida que são realmente engraçadas. A gente sempre fala em ciclo da vida como: idade infantil-idade adulta-e terceira idade (melhor idade para muitos). Mas sinceramente acho que podemos dividir em:
  • idade dos sonhos, quando tudo o que mais queremos é crescer. Aquela idade da qual depois de crescidos nos envergonhamos muias vezes. Aquela idade que falamos o que queremos, o que sentimos - por mais que seja dizer para aquela "tia" chata que não gostamos do presente que ela nos deu. A idade em que choramos, brincamos, pulamos e gritamos, e o mais importante, que mostramos ao mundo quem a gente realmene é.
  • depois temos a idade da identidade, quando precisamos que os outros nos vejam, queremos as atenções para nós, mas nesta, não podemos chorar, nem gritar, não somos crescidos, porém já deixamos a infância de lado. Somos rebeldes muitas vezes, em outras situações precisamos nos encontrar, ainda não sabemos bem o que queremos e por isso batemos muito com a cabeça. Mas ainda aí temos sonhos e esperança de tempos melhores, neste momento, não queremos apenas crescer, mas pretendemos realmente descobrir nosso papel na sociedade.
  • como num piscar de olhos chega a idade em que muitos dos sonhos se realizaram, outros estão em construção, e acabamos percebendo que alguns dos sonhos deixados lá trás jamais serão realidades, muitos planos já passaram e não condizem mais com o nosso presente. Nesta idade, a idade do compromisso, da responsabilidade, já descobrimos o que realmente somos capazes de ser, e também planejamos o futuro, a vida é corrida, mas temos esperanças de que tudo estará bem.
  • passa o tempo e o que queremos de verdade é relembrar, pensar em tudo que já foi feito. Percebe-se aí que a Vida realmente é maravilhosa, nesta idade, idade da reflexão, muitos sentem-se em paz pela certeza de que tudo foi feito do jeito que deveria, mas para outros o murmúrio se faz mais presente e a concepção de uma vida frustrada o faz pensar que nada valeu a pena... para esses eu digo que não é bem por aí, ainda nesta época se deve ter esperança, não se pode jamais deixar de sonhar, afinal, seus sonhos te troxe até aqui.

A vida é feita de momentos, e esses momentos não são cronológicos e nem estão ligados à nossa idade física, são tempos que nós mesmo fazemos - aqui dentro de nossas cabeças. Mas se posso dizer meu desejo, "que não deixemos de sonhar", os sonhos nos dão asas a imaginação, nos dão uma vontade ainda maior de viver. O sonho nos motiva a lutarmos por eles, e realmente não podemos desistir jamais. Não há idade pra nada, pra aprender ou pra ensinar, pra sorrir e nem pra chorar!

Acreditar nos sonhos já é uma maneira de lutar por ele, e Sonhar já é uma forma de acreditar que tudo pode ser melhor.

M.A.S

Mariane de Almeida

domingo, 27 de abril de 2008

Quem ainda não se cansou?

Será mesmo que as pessoas não estão cansadas, ou melhor, será que a exaustidão não toma conta desta sociedade???
Ainda nesta semana, ao se passarem um mês da cruelíssima morte da pequena Isabella Nardoni existem tumultuadas manifestações em favor da criança, ou melhor, favor de ninguém(pois a menina com certeza está melhor do que nós), mas uma multidão que está contra o pai e a madrasta da menina se acumula nos arredores de lugares comuns ao casal! Mas se posso, gostaria de perguntar uma coisa. O que essa populãção tem na cabeça? Os maiores prejudicados não está sendo tando os acusados, mas a população tem que entender de uma vez por todas que está tirando a liberdade e até mesmo a privacidade de pessoas que não tem nada a ver com isso! A sociedade curiosa juntamente com a imprensa à cassa de novidades, está com absoluta certeza atrapalhando. Justiça é lógico que todos queremos, porém não é com nossas mãos que a faremos, portanto não é útil que nos plantemos nas portas alheias para ver qualquer tipo de movimento de ninguém. A imprensa, que muitas vezes se julga sensata, não está agindo corretamente, é incrível, mas agora mesmo, você que está lendo esta postagem, se ligar a tv pegar o controle e mudar de canal umas três vezes duvido que não verá nada falando a respeito! Acho que já chega não é colegas? As pessoas já se saturaram com isso, vocês podem já dar menos destaque para esse caso, principalmente porque não estão deixando as pessoas que realmente se abalaram (como a mãe e os familiares da vítima) sentirem realmente a perda, acredito que a dor desta mãe está sendo maior por não conseguir nem ao mesmo assistir tv sem ver imagens da filha!
A idéia não é remeter que a imprensa esteja sendo totalmente errada, porém, como diz o velho ditado "nada em excesso é bom"! Que fique aí meu conselho!
M.A.S
Mariane de Almeida

terça-feira, 22 de abril de 2008

Floresta, meio ambiente e nós!

É um absurdo ver que ainda hoje o coronelismo prevalece em alguns estados brasileiros, e que em pleno século XXI pessoas são assassinadas por serem contra os que detém o poder! Que as pessoas não estejam nem aí com a natureza e com nossas reservas tudo bem (ou melhor, já estamos acostumados a isso, então é menos "nocivo" ao nosso pensamento) mas algo me chamou a atenção, ou melhor, desde a morte da Irmã Dorothy não me sinto a vontade, e não acredito que alguém possa matar por dinheiro, ou melhor, acredito que muitos matam por dinheiro, porém não posso me conformar que as pessoas podem ser tão mediocres a ponto disso! A VIDA é nosso bem supremo, e quando falo em vida, não digo a vida humana e sim a VIDA em todos os seus sentidos, a natureza é vida e não podemos nos acomodar enquanto pessoas são ameaçadas por defenderem a Amazonia! Ao contrário do que muitos pensam a Amazonia é nossa, e devemos defendê-la das queimadas, do desmatamento e de todo tipo de abuso contra ela! O Fantástico mostrou neste ultimo fim de semana a rotina de bispos que estão sendo ameaçados de morte por defender a mata. Pessoas essas que não se intimidam em dizer que vivem pela florestae se for preciso morrem por ela, verdadeiros heróis assim como foi também Irmã Dorothy!
Muitos ousarão dizer que vive tão distante da Amazonia e que não tem nada a ver com tal floresta, ou que não se pode fazer nada! Mas eu digo uma coisa, o simples ato de economizar energia, racionalizar água, reciclar os papéis, usar rascunhos já ajuda muito os diversos problemas abientais vistos na atualidade, somente o fato de usarmos adequadamente os benefícios naturais adquiridos já estaremos fazendo nossa parte! Agora, podemos fazer mais do que isso, ao comprar móveis verifique a origem da madeira utilizada para fazê-lo, verifique todo o processo e se realmente é uma madeira LEGAL.
O fato de estarmos atentos não significa que ajudaremos diretamente os "heróis" que lutam pela floresta e pela dignidade dos que nela vivem, porém teremos a certeza de que foi feito o possível para uma boa conservação do nosso Planeta!

M.A.S
Mariane de Almeida

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O dinheiro é público mesmo, quem se importa?

Olá, querido leitor, antes de qualquer coisa, gostaria de deixar claro que não sou a favor de nenhum partido político (posso até ter algumas "caidinhas" por um ou outro) porém, sou a favor mesmo é de observar os erros e criticar, mostrar aos políticos que sei o que fazem de errado, e é claro, deixar claro que não gosto de tais atitudes.
Sinceramente isso não é mais do que a obrigação de cada cidadão que vota - LUTAR PELOS DIREITOS - mas, como dizem, as vezes "é melhor ficar quieto", ou como já ouvi de outros "há muitos heróis mortos", ou seja, "prefiro ser EU-calado em meio a multidão do que pagar pelo que falo tendo a certeza de estar falando o certo"...
Não é assim que as coisas funcionam, ou melhor, não é assim que as coisas deveriam funcionar, somos nós quem colocamos tais políticos no poder, tanto quanto nós podemos tirá-los de lá a hora que acharmos que eles não servem para o cargo. Não é tão difícil assim, mas parece que as pessoas tem medo de alguma coisa, acredito eu que não há mais o que piorar... as pessoas tem que acordar, a repressão vivida na ditadura acabou, hoje temos a tal "liberdade de expressão", temos que fazer valer essa tal liberdade, não acham?
Eu penso, quantas pessoas não morreram tentando fazer valer nossos direitos, principalmente o direito ao voto - vocês se esqueceram das diretas e até mesmo de toda época da ditadura?- Coisas assim não são para esquecer, devemos mudar, hoje os jovens não se interessam por política, mas se interessar por política não é fazer política partidária, é muito diferente disso, mas e daí, o povo não liga mais, e cada dia as coisas vão piorando mais e mais...
TÁ NA HORA DE FAZERMOS ALGUMA COISA, TÁ NA HORA DE ACORDAR, VAMOS MUDAR BRASIL!
Só depende de nós mesmo, devemos mudar alguns conceitos, e hoje, mais especificamente, temos que mudar o pensamento de alguns políticos, que insistem em acreditar que o espaço público é lugar de fazer suas campanhas políticas... É complicado mesmo, se até o prefeito chama seus aliados em sua sala para discutirem o rumo das eleições, não quero nem ver, até dia cinco de outubro muita água vai rolar, e ai de quem não estiver nem aí... Ou melhor, ai de quem está aí pra coisa,, pois quem não se importa agora, não se importará depois, e sempre dirá os mesmos clichês, já ensaiados e na ponta da língua como:
"política é uma porcaria mesmo" ou "político é tudo corrupto" ou ainda (a meu ver o pior de todos - " Vou anular m eu voto, ele não serve pra nada, mais um opu menos um, vai tudo continuar a mesma 'merda'"... Vai me dizer que não são estas coisas que os cidadãos medíocres falam?
Política é bom SIM, alguns meios de POLITICAGEM é que são infuncionais para nossa sociedade!

M.A.S
Mariane de Almeida

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A Vida é efêmera e precisamos enterder isso!

A vida é mesmo surpreendente, cada um tem sua missão aqui na terra, assim acredito!
Devemos cumprir esta missão com grande êxito, para alcançarmos nosso fim último.
Como a perda de alguém nos deixa tão tristes se acreditamos mesmo neste fim último? Na verdade somos egoístas e percebemos que não podemos então ficar sem a presença de pessoas que amamos! Mas não somos egoístas por que queremos, isto está na raça humana, porém, devemos nós nos acostumarmos com isto, pois afinal de contas, as únicas certezas que temos na vida é que um dia nascemos e um dia morreremos! Mas não é tão fácil assim, se acostumar com tal assunto, é um tanto esquisito, mas, nunca será fácil despedir-se de alguém, por mais que as circunstâncias nos digam que é o melhor! Por mais que saibamos que isto faz parte da vida, por mais que saibamos que a vida é efêmera, e que não temos como fugir disso. Mas, uma frase que ouvi à algum tempo me vem aos pensamentos, "Saudade Sim, Tristeza Não", exatamente, devemos sempre relembrar os momentos bons que o outro nos deixou, ter saudade, porém estarmos felizes, porque sabemos que a VIDA começa depois da morte, uma VIDA em CRISTO, no lugar que DEUS nos preparou!
Mas, se ainda tenho espaço aqui, que dizer uma coisa, pretendo sempre fazer o melhor possível, para alcançar a graça de viver feliz e poder morrer sorrindo! Isto é lindo, poder morrer, sabendo que fiz o possível para que minha vida tenha sido de entrega às coisas de DEUS!
M.A.S
Mariane de Almeida

terça-feira, 8 de abril de 2008

Não ia mais escrever aqui hoje (já que tento postar um por dia), mas uma coisa que acabo de ler no jornal Valeparaibano (veículo este em que muito estimo). A matéria diz o seguinte, um bairro pobre onde vivem pessoas humildes, será construida uma nova unidade da Fundhas, foi realizada uma reunião com os moradores e lá estava um certo vereador todo todo quase garantindo vagas às pessoas... Só pra se ter uma noção, a escola ainda não saiu do papel, e mais a referida reunião teve a presença do presidente da Fundação Hiromiti Yoshioka, 50 moradores da comunidade. òtimo a população se engajar nisso, mas só tinha um porém, ao chegarem os materiais de som e tudo mais cedidos pela fundação, vem atrás um carrinho dizendo "à serviço do vereador 'tal tal tal'"!
sinceramente, este é o fim da picada! A prefeitura "financiar" campanha política, isso porque o referido vereador Alexandre da Farmácia nem é do partido do prefeito!
E a população humilde ainda acredita e confia em políticos desse gênero!absurdo é única palavra que me vem à cabeça para descrever coisas como esta que acontecem na política desse país.
precisamos tomar mais consciência de nossos atos, pois tiveram pais neste caso que disseram abertamente que conseguir vagas é muito difícil sem a ajuda do vereador!!!
alguma coisa está errada por aí!

M.A.S
Mariane de Almeida

O rio nem é tão longe, CUIDADO!

Está aí mais um problema que a sociedade enfrenta neste turbulados tempos! Todos falam sobre não deixar água parada, não fazer isso, não fazer aquilo!!! Chego a conclusão de que falar é fácil, reconhecer alguém que tem consciencia de verdade é tão difícil. A impressão que dá é que o perigo está longe, para ser exata lá no Rio de Janeiro! Gente, é hoje que precisamos nos unir para acabar com esse bicho, precisamos acordar para o mal que ele vem causando e continuará exercendo nas famílias brasileiras. Isso é muito sério, o Rio de Janeiro é muito perto, e tenho certeza que logo logo nossos hospitais estarão cheios, com super lotamento por causa de um "mosquitinho sem vergonha". Mas sabem, o que me preocupa nem é tanto a infecção, a superlotação e as mortes! O que me dói é saber que muitos médicos não estão preparados para esse mal, tanto quanto a população não está! Estes mais de 57 mil casos no Rio é mesmo de dengue, a população, as autoridades e os médicos não estão alarmados demais? Longe de mim ensinuar que são fantasiosos estes casos, mas sinceramente, temos provas de que o povo se desespera fácil (não foi o que aconteceu no surto de febre-amarela onde os postos de saúde ficaram superlotados para as pessoas tomarem a dose da vacina, pessoas que no entanto já até teriam tomado), o meu medo é de que povo desesperado e profissionais despreparados resultem em um número muito maior do que o real. Temos que ficar espantados, atentos e preparados sim, porém devemos ter o enorme cuidado para que gripe não se transforme em dengue, tanto quanto dengue não venha sert tachado como virose!

M.A.S
Mariane de Almeida

segunda-feira, 7 de abril de 2008

depois de um fim de semana

Já repararam o quanto as pessoas estão exaustas. Em todo lugar que se vai tem gente dizendo estar cansado, que não aguenta tanta correria ou que está precisando de férias...
Como são as coisas, ainda estamos no mês de Abril, muita água ainda tem pra rolar neste ano, ano este de mudanças para muita gente. O que está acontecendo?
Não é de agora que as pessoas estão assim, e se pararmos pra pensar, hoje, as pessoas fazem tudo ao mesmo tempo, estudam, trabalham, fazem cursos, fazem isso e aquilo, levam as crianças para escola, buscam crianças da escolha, trabalham, fazem horas-extras, e mais horas-extras e mais e mais... Está tudo acontecendo numa velocidade gigantesca, as pessoas não param, e elas sabem que não podem parar, o mercado de trabalho não está fácil pra ninguém e vence sempre o mais preparado, aquele que lê enquanto faz sua refeição ou estando no ônibus, aquele que faz cursinhos e cursinhos, aquele que realmente está atento a este mundo que é constante, não para de girar nem por um minuto, nem por um segundo. muitos ainda pensam em finais de semana, como se desse tempo de descansar nestes referidos dias! Quem consegue descansar tendo em vista que o mundo também não tira folga aos finais de semana, as coisas acontecem, muitos trabalham, e os que não trabalham, estudam, passeiam fazem N coisas e enfim, na segunda-feira parecem estar ainda mais cansados do que antes...

Esse mundo é maluco mesmo... Mas o que podemos fazer! Pará-lo não dá, parar diante dele é complicado pois sempre terão aqueles que não entrarão em estática (esses estarão mais preparados), acho que então o que se tem a fazer é tentar acompanhar as nuanças e as voltas que este mundo dá!

M.A.S
Mariane de Almeida

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Isabella

Olá, volto a escrever aqui, mas agora gostaria de falar um pouco sobre um caso triste (e por que não dizer comovente) que tomou conta de todos os meios de comunicação nesta semana! Para ser bem sincera, a primeira vez que vi alguma reportagem falando do assunto que abalou quase 180 milhões de brasileiros, foi no domingo a noite no Fantástico, a princípio fiquei chocada, mas depois fiquei incrédula de que alguém pode fazer algo do gênero. É triste ver tal situação. Não estou aqui para julgar ninguém, a justiça serve para isso, não posso dizer quem matou ou quem deixou de matar pois não estava lá na hora do acontecido, mas posso dizer uma coisa, não se deixa uma criança sozinha por menos tempo que seja! Vemos por aí casos como esse da Isabella, que tão cedo não será resolviso, isso se, não arquivarem o processo daqui uns meses quando a imprensa e as pessoas esquecerem - Não foi exatamente isso que aconteceu com a menina Medlane...
Isso é covardia, ou melhor, a pessoa que comete esse tipo de crime tem que ser encaminhado rapidamente para tratamento pisiquico, essa pessoa é psicopata, não há outra explicação para tal brutalidade...
Somente o ser humano mesmo pra fazer uma coisa dessas, um animal, que não pensa, jamais cometeria tamanha crueldade...
Não há palavras que descreva o quanto um ato como este abala a sociedade! Mais uma vez eu digo, não quero, e acho que não é dever da sociedade julgar sem ter provas. Acredito que não estou sendo ingênua demais em pensar assim, pois tenho medo de que a sociedade e a imprensa errem como fizeram com o drama da "Escola Base" ou até mesmo com um caso recente em que houve a morte de um bebê e a perícia encontrou cocaína na mamadeira da criança... No fim, aquela pobre mãe, perdeu a filha e ficou tempos na cadeia, pagando por um crime que não cometeu...
Devemos sempre ter cautela, e quando digo isso, não estou tentando proteger ninguém (tanto que nem conheço tais suspeitos), mas impedir que uma injustiça possa acontecer.

Na esperança de que as autoridades consigam decifrar este mistério me despeço de vocês leitores, e mais uma vez os convido à discutirmos mais sobre este fato!

M.A.S.
Mariane de Almeida

Por quê ter um blog?

Olá querido leitor, esta é minha primeira postagem, e quero dizer que estou feliz por poder escrever aqui.
Já que esta é a primeira de várias outras eu vou dizer-lhes o porque esta idéia de ter um blog. A princípio digo que não é por diversão ou coisa assim, apesar de me divertir um pouco falando assim abertamente!
Na verdade eu gostaria de discorrer aqui as coisas que penso.
Odeio injustiça e como diria Caco Barcellos "prefiro acreditar nas pessoas até que se provem o contrário", então, quero aqui, junto com vocês fazer uma breve reflexão dos assuntos rotineiros, e até mesmo criticar (e porque não) a imprensa, o governo, a política, enfim, quero colocar assuntos na mesa, e espero que vocês estejam a vontade para saborear tudo isso, e não se esqueçam de comentar, pois essa é uma forma de crescimento!


um grande abraço a todos, espero que gostem, sintam-se em casa!



M.A.S.

Mariane de Almeida