"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

a ultima de 2009

olá amigos, mais uma vez nos encontramos aqui neste espaço que amo de paixão. Tá certo, fico envergonhada ao ver que o número de postagens este ano foi de fato vergonhoso, mas, confesso também que este foi o ano mais turbulento da minha VIDA. aconteceram coisas daquelas que a gente pensa que nunca acontecerão com a gente, obtive conquistas boas, tive perdas irrecompensáveis, mas, no final estou novamente aqui, ainda vivinha da Silva e torcendo para que 2010 seja de fato repleto de coisas boas.
2009 foi um ano muito complicado, em outras palavras, (in) tenso. Vou aqui contar-lhes um pouco do que passei.
Vamos então para o início. Aos que já acompanhavam o blog no início do ano, sabe que fui pro Pará, na cidade de Curuá, graças ao Projeto Rondon, projeto este que pode me trazer além de uma experiência incrível, um grande exemplo de cidadania. sabe, me senti realmente uma brasileira em poder ser útil em um lugar tão distante. Cantar o Hino Nacional em meio a Amazônia faz chorar qualquer patriota desta terra adorada, pátria amada Brasil. Foi assim que me senti, e este sentimento jamais poderei esquecer. Coisa assim..... acho que nunca mais terei emoção igual.
Nos meses de Março e Abril, foram as festividades de minha formatura, alegria sem tamanho poder fazer o juramento do qual esperei pela vida inteira. Jurar e realmente acreditar naquelas palavras e querer fazer valer letra por letra pro resto da vida, é realmente outra coisa inexplicável.
Em Junho, aconteceu o que realmente posso dizer de coisa do outro mundo. Aquele negócio que disse mais acima, falando que tem coisas que nos acontecem que a gente nunca tá esperando. Infelizmente foi neste mês que perdi minha querida Mãe. Uma mulher de muita fibra que nos ensinou muito em todos os instantes que passamos juntos. Foi na sua dor, no seu sofrimento, no seu Câncer e sua procura incessante em busca da Vida que ela nos mostrou como Deus é a força. Não pode haver outra explicação senão Deus na vida de uma pessoa neste estado. Pra mim esta perda foi a maior da minha vida, e uma coisa que não há como recompensar nunca. Mas ainda assim, eu sei que DEUS jamais nos abandona, e acredito piamente que Ele (DEUS) não dá esta doença para qualquer um, Ele sabe escolher as pessoas mais fortes para conseguirem conviver com esta doença.
Continuando nossa retrospectiva, enquanto nossa vida ainda balançava, em Setembro minha avó paterna também nos deixou para ir ao encontro de Deus. Mas, sabemos que ela também soube carregar a cruz do Câncer com grande êxito, assim como minha mãe. As duas, incomparavelmente conseguiram administrar juntas esta doença tão cruel. Acredito que os obstáculos da vida sempre estão presentes para nos fazer crescer, e não tenho dúvidas de que estas perdas me ajudaram muito no meu amadurecimento, ou melhor, não só as perdas como também a maneira como essas duas santas conviveram em vida com o sofrimento.
Acho que os fatos do ano (como disse, foram poucos porém muito intensos) acabam-se por aí. Tá certo que ainda temos mais de um dia para o ano acabar, mas acho que Deus em sua Bondade não fechará este ano com mais coisas turbulentas... assim eu não vou aguentar....
Não quero que esta postagem soe como descarrego ou reclamação. Muito pelo contrário, foi o ano que eu mais aprendi na minha vida. Confesso que a perda da minha mãe foi terrível, mas, poder estar do lado dela e ver a tranquilidade estampada em seu rosto até o ultimo momento de sua vida me faz acreditar a cada instante, mais e mais, que DEUS existe e é autor de toda Bondade. Pra quem a cinco anos via uma mulher sempre com dores e um semblante triste, foi maravilhoso ver a fé estampada neste mesmo semblante.
Obrigada amigos,
acho que em 2009 não volto mais aqui, mas, desejo de todo coração que 2010 seja um ano muito feliz pra todos vocês e pra mim também hehehe!
Espero também poder vir neste espaço com muita frequência no próximo ano, para fazer o que proponho neste tempo que estou com vocês!!!!
não se esqueçam, bebida e direção não combinam muito bem!
até 2010
M.A.S
Mariane de Almeida

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Mari, lindas palavras suas que confirmam o que seus olhos, seu sorriso e seu semblante traduzindo-os! Que maravilha ver além e enxergar tamanha beleza no seu relato! Deus te proteja! E vá ao encontro sempre do seu sonho! Que bom que a Tel conseguiu acompanhar do seu lado suas memoráveis conguistas! Rosangela 19/01/2010 21h54