"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tropa de Elite osso duro de roer, pega um pega geral, também vai pegar você...

Assisti ao filme e confesso, saí da sala de cinema com um ar de quem nada pode fazer por nada.... Me senti impotente diante do que acontece. Tá certo que o início do filme é bem claro quando o narrador diz que "apesar de se parecer com a realidade o filme é de ficção", mas na real, sabemos que é bem por aí mesmo, e isso me faz ter nojo de muita gente.
Não quero fazer aqui propaganda do filme, mas, de verdade, este longa é muito bom, quem ainda não viu deve procurar assistir porque ele te leva a pensar, confesso que este pensar talvez não seja muito agradável, pois o filme mostra, nua e cruamente que nós, enquanto cidadãos civis não podemos ir contra o sistema. As vezes pensamos que a política está toda corrompida, mas a verdade é que a corrupção está no ser-humano, no bicho homem que mata tranquilamente por sua ganância, que mantém relações apenas políticas, onde só se é amigo enquanto convém, enfim, são coisas que não estão apenas nos filmes, ou longe de nós, elas convivem conosco, e nos resta a pergunta: pra quem vamos recorrer? Não tem muita saída, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". O filme mostra bem claro essa questão de em quem confiar, e infelizmente, não são muitos os apresentados no filme.
Muitos ao verem o filme criticam o governo por tudo. É claro que boa parte da maldade implantada no mundo vem por parte dos governos, mas, sinceramente não acredito que este seja o grande causador das coisas ruins, da crueldade e violência que vemos todos os dias estampados nos jornais. O erro não está totalmente impregnado neles, mas, na realidade os vilões somos nós mesmos. Estamos errados em deixar nossos valores de lado, em assistir às novelas e nos corromper por elas, nos deixarmos enganar pela maravilha de vida que elas nos apresentam. Estamos errados quando deixamos de nos reunir em família para uma refeição e vamos cada um para seu quarto assistir sua programação preferida. O erro consiste em deixarmos nossos filhos a mercê da educação que a escla oferece (quando falo de educação não me refiro aos estudos, mas aquela educação que deveria vir de berço). Estamos errados quando não conversamos, não debatemos em família o que é ceto e o que é errado. Erramos muitos, quando deixamos que a sociedade nos imponha como criar os filhos. E o pior, quando ela nos diz que devemos ter cada vez mais, e, ingênuos que somos nos sentimos um lixo por não termos tanta coisa quanto a midia nos impõe...
São estes alguns dos valores que estamos levando em conta, ou deixando de lado, e são estes que nos fazem cada dia mais egoístas, e é aí que começa tudo... A corrupção meus amigos vem de baixo, portanto, não sei se somos dignos de a criticarmos....
Um grande Abraço
Mariane de Almeida
MAS

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

consciência, consciência, onde está tu?

Olá amados leitores. Confesso que tentei ficar quieta até agora com relação a estas eleições que tem sido muito turbulenta. Pensei em não escrever nada porque sei que quanto mais toco no assunto mais desgastada fico, mas não teve jeito, caí em tentação (espero não ir para o inferno por isso, afinal de contas estou seguindo minha consciência, e esta, como a própria Igreja prega em sua moral, tem de ser algo meu, apenas meu, ou seja a consciência, e somente ela podeme dizer o que fazer ou o que deixar de fazer, desta maneira, somente a Minha consciência pode me dizer em quem votar ou em quem deixar de votar).


Primeiramente quero dizer que não sou petista, não votei na Dilma no primeiro turno, bem como também não sou muito chegada ao Sr Serra, sua atuação como Governador do meu Estado, e também não sou muito fã do governo de privatizações que foi o de Fernando Henrique Cardoso. Confesso que ainda não decidi meu voto porque tento ser o mais apolítica possível, pois, sinceramente não confio na maioria dos políticos que vejo por aí fazendo suas campanhas eleitoreiras aqui e acolá.


Acredito (e é isso que me deixa intrigada com o que está acontecendo especialmente nestas eleições) que cada pessoa tem o direito de escolher livremente. Se Deus, que é Deus, nos deu o livre arbítrio, porque uns ou outros tem que me dizer o que fazer, em quem votar, ou em quem deixar de votar?


Confesso que nestas eleições minha caixa de recados estavam sempre lotadas (e ainda estão, pois por falta de tempo não li nem metade do que me enviaram e provavelmente nem vou ler) com materias falando de candidatos. Deixo claro que não confio em informações me passadas pela internet (pelo menos, não antes de conferí-las em algum lugar oficial), também não quero dizer que sou totalmente descrente, mas, absorver tudo e acreditar piamente em tudo não está muito no meu perfil. Talvez seja o instinto de jornalista de não aceitar as coisas da maneira que nos vem passado.


Acho que a população, enquanto CIVIL, deve sim se manifestar pelo que acredita, torcer para que se faça algo diferente e que o país seja melhor a cada dia. Mas daí enviar milhares de e-mails, contendo informações que até Deus duvida é de mais não é não? Minha dica é que, antes de reenviar uma informação, todos tenhamos o interesse de tentar verificar se é verdade ou não, isso provavelmente ajudaria muito.
A grande verdade é que em tempo de eleições, as coisas vão tão depressa, e enquanto os que torcem para um time fazem de tudo pra que esse time ganhe, no outro lado da moeda existe o outro time que também quer ganhar. Se eu sou petista, vou querer fazer de tudo pro meu partido ganhar, da mesa forma que se sou psdebista quero muito ver meu candidato eleito. Isso é normal no ser-humano, e além de normal é o que mais gosto na democracia. Mas acho que, quando existem os exageros, as coisas não dão muito certo. É por consequência destes exageros que tento ser o menos política possível, ou melhor, tento me envolver o menos possível, para não correr o risco de profetizar uma coisa e no final das contas fazer outra muito diferente. Espero nunca mudar este conceito de que somente a CONSCIÊNCIA pode me dizer se estou no caminho certo ou não, pois, quando chegar o dia em que, eu acreditar que posso interferir na vida das pessoas, me passando pela consciência delas, aí, neste dia estarei mostrando que minha fé é uma fé morta e bem distante daquela que Jesus nos veio mostrar. Neste dia acharei legal manipular as pessoas, mas no fundo serei infeliz, pois saberei que vivo num país em que EU mando, num país que as coisas andam na maneira que EU quero, e esquecerei que o país é feito por um povo (povo gente boa por sinal) e que a democracia é feita para este povo e em função deste.
Sem mais, me despeço por aqui
Abraços, fiquem com DEUS
Mariane de Almeida
MAS

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

tudo novo de novo

...que legal, estava escrevendo e por um descuido... perdi o que já tinha digitado, mas tudo bem, como a inspiração quando baixa, baixa pra valer, vamos tentar novamente, rsrsrsrs.
Sabe, estou feliz com a nova cara do blog, acho que foi a emoção que me fez perder a postagem quase pronta, a ponto apenas de ser corrigida ortograficamente e ajeitada nos padrões do blog.
Como havia falando, estou achando incrível este novo visual, mais moderno, de certa forma, mais a minha cara, o que acham??? Espero que gostem pois, como sempre bato na mesma tecla, o blog é feito para vocês, e esta mudança é para que vocês se sintam mais a vontade. Este visual mais leve e com cores quentes o deixa não com uma cara muito formal, e nem com total informalidade, acho que é assim, como eu, rsrsrsrs. Vezes mulher, horas menina, brincalhona em muitos momentos, porém compenetrada em muitos outros. Para os que acompanham o blog acho que entendem o que estou falando, aos que são novos neste espaço, espero que vocês conheçam este meu jeito diferente de ser. Espero que não se assustem, rsrssr, pois, confesso que este é um espaço que não uso de censura nenhuma (Rafa, me empresta o termo? rsrsrs). Escrevo aqui o que penso, falo de diversos assuntos. Estes temas geralmente me incomodam e por isso os escrevo. Acho que é também uma forma de protesto, de mostrar que, apesar de estar na sociedade posso ser diferente, não gosto de ter de me render aos domínios desta sociedade, e por isso falo, falo, confesso também que as vezes falo de mais da conta, mas, nasci assim, acredito que nada me fará mudar. Não acho que tenho a verdade absoluta, por isso gosto que comentem meus textos, pois esta é uma maneira de mostrarmos pontos de vista e quem sabe chegarmos ao mais coerente do tema.
Acho que é isso, espero que gostem, se não gostarem, peço desculpas, hihihi. Ainda tem algumas coisas que pretendo mudar, mas isso aos poucos vamos mudando, correto?
Abraços
Mariane de Almeida
M.A.S.

sábado, 4 de setembro de 2010

palhaçada

Olá meus amigos, espero que estejam bem! Eu, apesar da correria, continuo aqui rsrsrs, e apesar de não estar escrevendo muito e de não dar meu parecer com frequência neste veículo de comunicação de minha autoria podem ter certeza de que continuo com minhas ideias, e mais ainda, sempre com meu olhar crítico sobre o mundo. Acredito que nem sempre isso é bom e vantajoso, mas, confesso que, além de gostar de ser assim, isso é algo que está em mim e não vai mudar. Bom, falar de mim não é o enfoque que quero dar a este post, então, acho que vou começar a falar sério agora (rssrrsrsrsrs).
Vocês não imaginam o que estou fazendo agora além de escrever este texto!!! (não quero transformar esta postagem em mensagem do Twiter, mas...) Estou aqui, sentada na poltrona assistindo à Propaganda Eleitoral Obrigatória... Não sei se é para rir ou para chorar. Não entendi ainda se devemos fingir que nada acontece e seguir mediocremente, ou se devemos mostrar que somos palhaços mesmo e sabemos disso... ó dúvida cruel!!!
O que vocês me dizem a esse respeito?
Ver um cara mal-vestido pedindo o voto e alegando que não tem ideia do que o deputado faz, é ridículo. Depois um cara que diz que quer agulhar o pessoal na Câmara dos deputados é detestável. Além do mais, é inacreditável ver um homem que leva nas costas processo referente à Lei Maria Da Penha pedindo voto para ser Senador...
Para, para TUDO... O que é esta overdose de comediantes, cantores e artistas querendo entrar na política?
Tá Tudo errado... Como nós podemos aceitar tamanha barbaridade? O que me deixa ainda mais indignada é saber que grande parte desses comediantes conseguirão a vaga e provavelmente após estarem no poder irão rir da nossa cara...
Essas coisas não passam goela-baixo e me preocupo sinceramente com o que ode acontecer. As pessoas não parecem estar muito preocupadas, mas sinceramente, ainda não decidi meu voto e sinto profundamente porque sei que muitos estão no mesmo barco que eu. Sei que muitos estão assim porque temos "poucos" candidatos e infelizmente o Brasil está condensado a dois partidos apenas...
Minha gente, vamos tentar votar com a mais coerência possível, porque senão vai ser difícil!!!
Abraços a todos
espero escrever com mais frequência, principalmente nestes momentos finais das Eleições 2010.
M.A.S
Mariane de Almeida

terça-feira, 20 de abril de 2010

papo sério

Olá amigos, mais uma vez estou aqui e hoje muito triste resolvi falar sobre um assunto sério de mais.
Até então não havia me manifestado sobre o tema, mas acho que é chegada a hora. Infelizmente estamos nos deparando nestes últimos dias (meses) com um massivo e excessivo enfoque na questão da Pedofilia, principalmente dela partindo de sacerdotes da Igreja Católica.
Fico imensamente triste com estas intermináveis afirmações envolvendo minha Religião. Este não é um problema a se tapar com a peneira, e graças a DEUS a Igreja não está sendo leviana para tal. Os culpados devem pagar pelos seus atos perante a Lei da sociedade, e espero que aconteça de fato, porém, ao mesmo tempo é preciso que se pense com certa "caridade" (não estou defendendo de maneira alguma0- jamais), mas quando cito "caridade" é no sentido que, é preciso não colocar atrás das grades pessoas que cometem tais crimes, mas, temos que ter a consciência que estes atos não são apenas imorais e ilegais, mas, com total certeza são de características psíquicas. É inadmissível pensar que este é um problema "apenas" moral, pois não acredito mesmo que uma pessoa capaz de cometer tamanha crueldade vive em perfeito estado psicológico. Sinceramente não acredito que o sejam, portanto esse tipo de pessoa precisa urgentemente de tratamento, pois são doentes e tem o pior tipo de doença.
Este não é um tema fácil de decorrer, principalmente porque a cada esquina as opiniões se divergem, mas quero deixar aqui neste post minha opinião (acho a mais sensata). Não podemos querer culpar a Igreja - Instituição - por todos estes problemas que vem acontecendo, e tão pouco generalizar estas coisas. E mais, como já disse em postagens anteriores, os problemas existem para que consigamos superá-los e que eles nos ensinem a viver melhor. Com certeza a Igreja fará destes episódios algo para melhorar a vida da própria Igreja. Talvez um melhor acompanhamento nos seminários. O que será feito eu não sei, mas, que o será, isso eu não tenho dúvidas.
Estamos enfrentando estes problemas, mas devemos ainda parar pra pensar que é uma minoria de Padres cometendo estes crimes, mais uma vez não estou querendo amenizar a situação, mas quero mostrar que, este não é momento para deixarmos nossa fé de lado, não é momento pra dizer que não acreditamos na Igreja e por isso deixar de seguirmos nossos ideais, principalmente pelo fato de que somos todos a Igreja. É isso que professamos não é? Então está mais do que na hora de decidirmos de fato o que queremos. Se estamos com a Igreja devemos nos concentrar no que ela prega, temos de estar sim atentos nas coisas do mundo e no que acontece na própria Igreja, mas, primeiramente temos de estar ligados no que professamos pela fé. Fazemos parte da Igreja porque Jesus Cristo é o centro de nossa fé, portanto devemos sempre ter em mente que, apesar dos nossos pecados (pois a Igreja é Santa enquanto Igreja fundada por Jesus e guiada pelo Espírito Santo, porém pecadora enquanto vivida por Seres Humanos) o centro da nossa fé tem que estar ligado em Jesus autor do perdão. Precisamos nos redimir e com certeza, pedir muito a ajuda da Santíssima Trindade, para que saibamos agir no meio de tantas coisas que nos acercam.
Como já disse muitas vezes, este blog é um espaço para se debater ideas. Não se preocupe se a sua for divergente da minha. Comente, será engrandecedor para ambos!
Abraços
Mariane de Almeida
M.A.S

domingo, 14 de março de 2010

olá amigos...
Faz tempo não é???
Sabe, estou aqui, querendo escrever alguma coisa que ainda não sei o que é. Por isso no momento estou "enchendo linguiça", rsrsrs.
Falando assim até parece que não temos nada pra falar... Mas a verdade é que temos tanto a conversar. Este ano está muito esquisito, é chuva, terremotos, deslizamentos... Quantos fenômenos acontecendo e servindo de lição para alguns, desmoronando corações de outros... Enfim, quanta tragédia...
É triste saber que estas coisas estão acontecendo, mas, o que se há de fazer?
Já disse aqui mesmo que a Mãe NATUREZA só está respondendo aos atentados contra ela.
Graças a Deus muitas pessoas já estão tomando consciência sobre valorizar a Natureza. Ainda bem que para muitos, aquele lema Reutilize, recicle, crie, está valendo, mas, enquanto temos uma minoria preocupados com nossos bens naturais existe uma grande fatia do bolo que não está nem aí. Que joga o lixo no chão e ainda tem a "pachorra" de dizer que se não houver lixo no chão muitos trabalhadores perderão seus empregos... é ignorância pensar assim, mas psciência, a vida ensina.
As tragédias que vem ocorrendo por esses tempos são tristes mesmo, principalmente pelo fato de que, quem sofre com isso geralmente são os pobres (os menos culpados por tudo). Não quero recriminar a industrialização, mas, boa parte do que acontece é por consequência dela.
Mas entre tudo, acho que nós também somos culpados. Culpados porque evitamos ensinar nossas crianças a maneira correta. Errados porque muitas vezes nos mostramos preocupados, mas nada fazemos para uma mudança significativa. Aí nos vem a pergunta: Somos livres, mas será que o somos de fato? Porque preciso comprar um celular novo se o meu ainda funciona normalmente? Pra que quero aquela TV bonita, se a minha está em bom estado? Será mesmo que preciso comprar aquela geladeira só porque ela é prata ao invés de branca? Conheço pessoas com geladeira marrom, amarela e vermelha, de um tempo que eu não conseguia escrever ainda, mas está lá, funcionando.
Falamos de celular, geladeira... Mas e quando falamos em computadores???? Melhor nem tocar no assunto...
Sinceramente, acho que o maior causador de tristeza no mundo é o consumismo!
Podemos a princípio pensar que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra, mas, se pensarmos bem, veremos que é fato.
O consumismo vem da vontade de ter, de parecer melhor do que as outras pessoas, de querer mostrar mais, e assim, ter um bom lugar na sociedade... Com isso, chego a conclusão de que o consumismo está totalmente ligado à carência! É, queremos sempre algo novo, para nos parecermos, vivemos de aparências...
Temos o carro do ano porque não podemos ser menores do que o vizinho. Vamos aos shopings fazer milhões de compras seguidas de uma passada ao salão de beleza, pois não podemos parecer menos importantes do que nossa colega de trabalho...
O que muda se meu celular abre por um lado ou pelo outro... ele serve pra fazer ligações não é? A propósito, Pra que essa cisma por celular da moda se a maioria das vezes ele nem crédito tem????
Fechando o ciclo, nós compramos, compramos e compramos, produzimos lixo em excesso, e com isso as indústrias crescem cada vez mais (falando nisso a produção de automóveis em 2009 foi assustadora), com as indústrias aumenta ainda mais a degradação do meio ambiente e por fim, esta Natureza se rebela contra o Ser Humano, que fica a se lamentar por perder (em muitos casos) tudo o que possui. Quando digo tudo é TUDO mesmo, imaginem uma pessoas que perde família, amigos, esposa, filhos.... acaba por perder também a dignidade, se sente só no mundo.....

O Ser Humano não foi feito pra isso, mas infelizmente não há muitas alternativas....

Um abraço a todos
M.A.S
Mariane de Almeida

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

sol, sombra e água fresca hehehe






















































É isso aí, essas são algumas das fotos que pude fazer enquanto meu equipamento funcionava!
Espero que tenham gostado!







sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

só pra ver o mar


Gente, voltei. A folga acabou mas tenho muito a falar e mostrar sobre a viagem.

Como sempre, nada melhor do que poder contemplar a magnitude do oceano. Olhar adiante de algo que não parece ter fim, é definitivamente ter provas de que existe um criador muito amoroso e altamente detalhista.

Quero que confiram todas as imagens que fiz com muita paixão. Confesso que não foram assim inúmeras (não chegou aos pés do que gostaria de fotografar), mas, infelizmente, na metade do caminho (ou melhor, da viagem) minha tão amada Câmera resolve estragar. Aquela danadinha sindicalizada resolveu entrar em greve bem nos momentos em que teria mais glória (afinal, para obter boas fotos de praia e seus derivados não é preciso tanto trabalho rsrsrs). A verdade é que estou chorando até agora por esta perda temporária. Ainda não consegui uma assistência técnica para me auxiliar com esta "bixinha arretada" que resolveu me deixar na mão assim, bem perto de fotos lindíssimas. E quando falo em choro, confesso que chorei mesmo, não como criança, mas chorei porque não me imagino sem uma câmera nas mãos. Mas, nada de desespero, semana que vem farei algumas ligações e logo logo estarei fotografando novamente com aquela danadinha. Mas, tudo bem, tudo tranquilo. Não foi a falta da câmera que me fez perder a vontade de procurar boas imagens, pois o fotógrafo é assim, em tudo ele olha com os olhos de uma câmera. E se perdi de eternizar muitas imagens, podem crer que elas se tornaram eternas em minha memória. Quem sabe nas próximas férias não as coloco dentro da minha danadinha para assim poder compartilhar com vocês!

Sabem o que encontrei no litoral? Muito sol, calor, diversão. Nem parece que o mundo "aqui fora" está quase de baixo d'água por consequência das fortes chuvas. Inclusive, quando conversávamos por telefone com pessoas daqui, eles mal acreditavam que dava sol em Caraguá. Mas acho que valeu. Espero que gostem das imagens que serão postadas aqui. Acredito que só disponibilizarei na segunda-feira, mas, postei esta de cima para vocês degustarem (hehehe).

Um grande Abraço a todos
Mariane de Almeida
M.A.S




sábado, 16 de janeiro de 2010

folga e litoral, queromais é sol!

É isso mesmo gente, ir pro litoral, colocar os pés na areia e curtir o melhor que o sol nos pode dar.
Merecidas férias é o que vou tirar. Com essas férias, chegará daqui uns dias muitas, muitas e muitas fotos do mar. Nada melhor que contemplar o mar, estar sossegada, desligar o celular... não ter hora pra nada... simplesmente sair de férias é uma das melhores coisas que existem hehehehe.
semana que vem eu volto, aí o ano vai começar de VERDADE hihihii.
Pra quem está trabalhando que nem louco, fiquem tranquilos, suas férias também chegarão... e com elas o merecido descanso também. Enquanto isso (jamais querendo ser egoísta) eu vou aproveitar muito, pra quando chegar voltar minha vida rotineira de trabalhar, estudar e viver a vida como louca, assim mesmo... Falando mal dos políticos, da mídia e de tudo que não concordo no mundo!

Grandes abraços
até a volta

Mariane de Almeida
M.A.S

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

quanta água......











olá, este é o primeiro post do ano, e espero que de muitos outros que quero escrever. Confesso que a vontade mesmo era já ter escrito no dia primeiro, dia 2, dia 3, mas é muita água caindo, e é sobre isso que quero prozear nesta postagem!
Gente, que coisa é essa? Quanta água para um ano que acaba de nascer! Se já falávamos que 2009 foi o ano das chuvas, que diremos de 2010? Espero que Deus mande chuva com moderação, pois é tristeza de mais para as pessoas que estão perdendo tudo!
Sem contar que é horrível ligar a tv e só ver desgraça o tempo todo nos telejornais, ou, pegar um jornal e quase se afogar com tanta coisa ruim. Acho que por um enquanto já está bom de água não é?
Fico inquieta com tudo isso, e confesso não ter mais vontade e nem paciência de ver tanta desgraça. Em todo caso, postarei com este texto algumas imagens que fiz durante uma inundação na Zona Leste de São josé dos Campos (por sorte ninguém saiu ferido, e as perdas não foram tão cruéiz como em outros lugares).
Vejam só, estave eu, tranquila festejando o Ano Novo, na compania da minha família, quando de repente percebemos que o riozinho que corta o bairro ia se enchendo.
- Lembro-me bem da última vez que isto aconteceu neste local. Eu tinha sete anos, estudava de um lado do bairro e justamente neste dia esqueceram de me buscar. Por sorte um tio se lembrou de mim antes da chuva começar, mas, a escola não era tão perto de casa e... quando chegamos perto de casa avistamos a enchente... que legal, tive de ficar toda molhada até umas dez da noite na casa de conhecidos até que o rio abaixasse e pudéssemos voltar pro lar. Confesso que hoje acho o fato engraçado, mas... que sufoco na hora (rsrsrs) e o medo de rodar naquela correnteza ou coisa assim...
Mas tudo bem vamos falar deste dia primeiro de janeiro de 2010. Vi aquela quantidade de água e não podia me esquecer daquele dia de minha infancia em que fiquei "ilhada". Mas, como já havia acontecido mesmo, resolvi então fotografar... e fotografar muito... e resultado deste "ensaio" foram as fotos que acabaram de verificar!

Meu grande Agradecimento, faço votos para que 2010 seja maravilhoso!
Mariane de Almeida
M.A.S