..."A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:
Art. 1°: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém"...
Belo dia esse em que nossa alteza se fez "humana" e neste gesto de humanidade decretou tal lei. Princesa Isabel com grandioso ato contribuiu para que tivéssemos uma país mais justo e fraterno! Será mesmo???
Uma coisa é verdade, a escravidão não deveria ser aniquilada, principalmente pelo fato de que jamais deveria ter existido! É um absurdo, não existe maior brutalidade do que deter pessoas, prendê-las como se fossem bicho e acreditar piamente que é o certo a se fazer. Mas a escravidão já era a bem mais de um século quando se extinguiu de vez esse comércio de homens!
1888, ano de mudanças para corte, para negros, e principalmente para brancos metidos a inteligentes, brancos fazendeiros que tiveram de acostumar à idéia de ter que pagar por todo e qualquer tipo de serviço prestado, tanto por negros, ou por pardos, japoneses, italianos, essa missigenação que conhecemos hoje.
Por mais que soubessem que esta seria uma atitude a sere tomada mais cedo ou mais tarde, acredito não ter sido uma tarefa fácil para princesa. Posso dizer que foi um ato se não herórico, no mínimo corajoso da parte dela (acredito que eu talvez não aguentasse viver a pressão dos fazendeiros)...
Sabe o que mais chama atenção ao "celebrar" este dia? Chama atenção ver que após tanto tempo não foi aniquilada a tal escravidão, quantos negros vemos hoje formados em universidade? Quantos dele vemos ocupando um bom espaço no mercado de trabalho? Quantos realmente vivem com os brancos?
Tudo isso por incopetência deles? Não, porque vivemos numa sociedade racista, e o que é pior, preconceito no escuro, as escondidas. Pode se perguntar a qualquer cidadão nas ruas sobre o assunto, e garanto, todos dirão não ter preconceito, porém, se as pessoas não tem preconceito, por que "cargas d'água" a alta sociedade não tem como membros pessoas da raça negra? Porque é tão difícil ver negros ocupando cargos na sociedade, e até na política? diz aí quantos políticos negros você conhece, sinceramente eu não conheço muitos!
Tá na hora dessa aparente diferença entre negros e brancos mudar, afinal, somos seres humanos iguaizinhos não é?
Não querendo me estender muito, só digo mais uma coisinha! O preconceito existe, e isto é nítido nessa sociedade desumana, porém, não é apenas partindo do branco ao negro, muitas vezes há também o racismo entre negros e negros, e isso é o que há de pior, e algo que me dá maior indignação, e com isso coloco meu manifesto à todas mulheres negras cujo cabelos são lindos, não é preciso usar chapinha para mostrar sua beleza nata... Já é passada a hora de mudarmos nossas atitudes...
M.A.S
Mariane de Almeida