"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

terça-feira, 13 de maio de 2008

parabéns aos negros, à princesa ou à sociedade cada vez mais desumana?


..."A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:
Art. 1°: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém"...
Belo dia esse em que nossa alteza se fez "humana" e neste gesto de humanidade decretou tal lei. Princesa Isabel com grandioso ato contribuiu para que tivéssemos uma país mais justo e fraterno! Será mesmo???
Uma coisa é verdade, a escravidão não deveria ser aniquilada, principalmente pelo fato de que jamais deveria ter existido! É um absurdo, não existe maior brutalidade do que deter pessoas, prendê-las como se fossem bicho e acreditar piamente que é o certo a se fazer. Mas a escravidão já era a bem mais de um século quando se extinguiu de vez esse comércio de homens!
1888, ano de mudanças para corte, para negros, e principalmente para brancos metidos a inteligentes, brancos fazendeiros que tiveram de acostumar à idéia de ter que pagar por todo e qualquer tipo de serviço prestado, tanto por negros, ou por pardos, japoneses, italianos, essa missigenação que conhecemos hoje.
Por mais que soubessem que esta seria uma atitude a sere tomada mais cedo ou mais tarde, acredito não ter sido uma tarefa fácil para princesa. Posso dizer que foi um ato se não herórico, no mínimo corajoso da parte dela (acredito que eu talvez não aguentasse viver a pressão dos fazendeiros)...
Sabe o que mais chama atenção ao "celebrar" este dia? Chama atenção ver que após tanto tempo não foi aniquilada a tal escravidão, quantos negros vemos hoje formados em universidade? Quantos dele vemos ocupando um bom espaço no mercado de trabalho? Quantos realmente vivem com os brancos?
Tudo isso por incopetência deles? Não, porque vivemos numa sociedade racista, e o que é pior, preconceito no escuro, as escondidas. Pode se perguntar a qualquer cidadão nas ruas sobre o assunto, e garanto, todos dirão não ter preconceito, porém, se as pessoas não tem preconceito, por que "cargas d'água" a alta sociedade não tem como membros pessoas da raça negra? Porque é tão difícil ver negros ocupando cargos na sociedade, e até na política? diz aí quantos políticos negros você conhece, sinceramente eu não conheço muitos!
Tá na hora dessa aparente diferença entre negros e brancos mudar, afinal, somos seres humanos iguaizinhos não é?
Não querendo me estender muito, só digo mais uma coisinha! O preconceito existe, e isto é nítido nessa sociedade desumana, porém, não é apenas partindo do branco ao negro, muitas vezes há também o racismo entre negros e negros, e isso é o que há de pior, e algo que me dá maior indignação, e com isso coloco meu manifesto à todas mulheres negras cujo cabelos são lindos, não é preciso usar chapinha para mostrar sua beleza nata... Já é passada a hora de mudarmos nossas atitudes...
M.A.S
Mariane de Almeida

sábado, 10 de maio de 2008

àquelas pessoas que sempre estão conosco

olá, hoje não quero falar de política, problemas, sociedade, blábláblá... quero falar de seres muito especiais, que por mais que o mundo diga o contrário está sempre conosco. Gostaria de parabenizar todas as mães do mundo, aquelas sorridentes, as bravas, as carrancudas e as belas, as doces, as simpáticas e as mal humoradas, aquelas que batem, que chingam e as que apenas sorriem em meio a uma arte de criança. Queria parabenizar essas pessoas que nos ensinam andar, falar, as que nos fazem comer fígado e suco de beterraba só porque é bom pra nossa saúde. As que nos ligam de dez em dez minutos, e as que nos ficam esperando até altas horas da madrugada. Aquelas que penteam nosso cabelos, e as que nos mandam ir dormir bem no horário mais legal da novela.
Mães são todas especiais, sem tirar nem pôr! Mãe é mãe, não tem o que dizer... Todas precisam de carinho, e querem este carinho da melhor maneira possível! Quero parabenizar todas as mães, as de primeira viagem, as que são mães dez vezes, as que adotaram seus filhos, as que amam incondicionalmente.
Mas, gostaria de pedir algo neste instante. Peçam ajuda por aquelas mães, que não descobrindo sua vocação, talvez com medo de serem mães, não dão oportunidade de seu filho vir ao mundo. Peçam por mães que não puderam ver seus filhos no mundo. Peçam pelas mães que perderam seus filhos pro mundo. E aquelas que perderam seus filhos pelo vício...
Mãe é mãe, não dá pra explicar, e eu digo uma coisa, apesar de qualquer coisa, uma mãe jamais deixará de ser mãe, mesmo que ela própria tenha interrompido uma vida, ela jamais deixará de ser Mãe.
Essa postagem está sendo feita hoje - sábado - pois amanhã (não desmerecendo você leitor) mas estarei com alguém muito especial e julgo, não terei tempo de publicar esta pequena homenagem às pessoas que mais nos amam no mundo.
Parabéns!

M.A.S
Mariane de Almeida

quarta-feira, 7 de maio de 2008

agora já era

É isso mesmo, agora já era, quem se acertou se acertou, e quem não acertou não vota mais, ou melhor, encerra-se hoje dia sete de maio o prazo para quem queria tirar o título ou alterar informações contidas nele.
Agora é só partir pro abraço, isso significa que agora é só esperar pra ver. De hoje em diante o tempo voa, a corrida começa, e em tão pouco tempo estaremos observando a cômica rotina de políticos despreparados a nos entreter nas tão esperadas "propagandas eleitorais obrigatórias"...
Já disse aqui que sou uma pessoa "apartidária" - apesar de ter minhas caidinhas por um ou mais partidinhos (nada de paixão), não dou meu braço a torcer por nenhum partido em si, e acredito que o mais interessante nessa história toda é reclamar os erros cometidos por eles, isso mesmo, não deixar barato, assim quem sabe não dá pra votar melhor?- mas, até que gosto um pouquinho de política, ou melhor, se não gosto, tento ao menos entender um pouquinho.
Voltando a falar dos programas obrigatórios, muitos acreditam ser uma chatisse, sinceramente não descordo totalmente, principalmente porque com o pouco tempo que esses políticos tem em frente às câmeras é impossível que a população possa realmente conhecer e dizer quem é melhor para o cargo, mas, por outro lado, é até engraçado, é somente nesse período que se vê político de tudo quanto é jeito, uns simples, uns com medo de estar em frente às câmeras, outros ainda muito bem arrumados, todos falando que quer o melhor para população, e sabe eu até acredito neles, e digo mais, sei que para muitos ali o maior desejo é realmente uma sociedade melhor, sei também que para alguns, em compensação, a sociedade significa apenas um método para se angarear fundos para si, mas isso já é uma outra questão que iremos falando com o tempo.
Quero dizer apenas que infelizmente nem todos que DEVERIAM compareceram aos cartórios eleitorais, e muitos não estão nem aí para o que chamam de BOBAGEM, não sei enquanto a você leitor, mas para mim não é bobagem isso, ou melhor, sinto que realmente o que menos pode ser bobagem é tirar o título, votar.
Acredito que isso não seja apenas um dever da democracia, não podemos pensar nisso como dever, principalmente porque acima de dever é um DIREITO do cidadão de realmente fazer valer a democracia!
Mas, é aquele negócio né, se o povo não serve nem pra requerer seus direitos, vai servir pra votar com consciência, acredito que não heim!
A única pena nisso tudo é, ao estudar um pouquinho de história, e perceber quanta gente morreu pra nos dar esse direito de votar... E ao citar lembro de todos que sofreram a repressão da ditadura, e não posso deixar de citar Vladmir Erzog...
Não pense em nada, além de que o VOTO é nosso maior bem!

M.A.S
Mariane de Almeida

domingo, 4 de maio de 2008

"Imprensa marrom", até quando?

Quando falamos em meio de comunicação social logo pensamos em televisão e televisão nos remete também a sensação de entretenimento e consequentemente diversão e por aí vai, mas, na verdade os meios de comunicação em sua totalidade tem um dever ainda maior do que o de entreter, e isso não significa que ele tem apenas o dever de informar também, mas, todo veículo de comunicação deve entreter e informar de maneira consciente e madura. Infelizmente vemos muito nos dias atuais informações vendidas, que muitas vezes não tem um cunho social, porém, tem algo que chama atenção, que faz com que as pessoas em sua total curiosidade não apertem o botão do controle remoto, ou não desligam o rádio, ou talvez não mudem de site e nem pulem a folha de jornal. São informações totalmente inúteis e desprezíveis que não mudará em nada na vida das pessoas e muito menos trará um nível mais elevado de cultura. Porquê ainda existem informações dessa maneira? O porque é muito simples, os conglomerados midiáticos estão mais interessados em vender "capas de revista", vender, vender, vender e render, render muito. Um exemplo bem típico disso é o último "escândalo" em que se meteu Ronaldo Fenômeno... Sinceramente, o que ele faz ou deixa de fazer não é problema meu, ele continuará recebendo os euros dele e eu continuarei ganhando meus reais, e comentar sobre tal deslize não acarretará em nada na minha vida, ou melhor, não acarretará em nada na vida de vocês também, então porquê aceitar esse tipo de venda da imprensa? Só se fará meios de comunicação mais comprometidos a partir do momento em que a sociedade tiver capacidade de expor o que é bom e o que é lixo, quando a sociedade souber impor que realmente quer jornalismo sério, com notícias e informações maduras...
A imprensa coloca porcaria em suas edições somente porque o povo aceita esse tipo de jornalismo descompromissado com a verdade. Tá na hora de mudar, e essa mudança só se dará quando não deixarmos nos envolver por esse tipo de jornalismo "marrom". A mudança se dará quando os donos da imprensa sentirem no "bolso" - ou melhor no banco - que isso não vende mais, e que o povo quer comprar notícias sérias!
Hoje é o Dia Mundial da Comunicações Sociais, um belo dia para que a mudança comece!

M.A.S
Mariane de Almeida

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Olá, sei que hoje é feriado, muitos estão cansados, outros foram viajar, outros ainda estão dormindo neste exato momento, mas eu não podia deixar de escrever hoje, justo hoje não. Não poderia de maneira alguma deixar de prestigiar toda nossa raça que comemora hoje o dia do trabalhador.
Trabalhar as vezes cansa não é mesmo? Mas vale a pena não é verdade? E é assim que nós vivemos e passamos os maiores - e porque não dizer os melhores- anos de nossas vidas. Hoje é dia do pai de família que levanta de madrugada, pega um ônibus trabalha o dia inteiro e a noite volta ao aconchego do seu lar para descansar e passar um tempinho com a família. É dia das mulheres que também acordam cedo, se desdobram, levam crianças para escola, trabalham fora - ou em casa mesmo - buscam crianças na escola, arrumam a casa, cuidam do marido e no outro dia fazem a mesma coisa sem deixarem a maestria de serem mulheres, mães e trabalhadoras. É dia também dos jovens que, com o sonho de uma vida melhor não deixam de estudar e também trabalhar, com a esperança de um mundo melhor.
Hoje é nosso dia, então parabéns pra nós! Que DEUS possa sempre nos dar forças para aguentarmos essa vida de ralação. Que possamos -por que não dizer - aturar mais os patrões, ou para os chefes, pensar melhor nos funcionários. Que possamos viver felizes e jamais deixar de dar graças a Deus pela oportunidade de trabalho!
Falando nisso, espero que este dia dos trabalhadore possa motivar mais e mais as pessoas, que mesmo com o cansasso, com o stress possamos honrar cada dia por este dedicado a nós, grandes trabaladores. Não importa a profissão, não importa a graduação, se tem alguma coisa que somos iguais é essa, somos todos trabalhadores, dignos de poder deitar em nossas camas e dizer sou um bom profisional sem importar o ramo em que trabalho, sou e serei sempre um bom profissional. Ontem mesmo assistindo televisão vi um homem dizer "não é preciso ser o melhor se somos bons no que fazemos", por isso eu digo, não importa se sou gari, se sou médico ou um carpinteiro, basta ser bom e fazer o que gosto de fazer, e é isso que me diz que sou trabalhador, batalhador, digno de ter um dia dedicado a mim!



M.A.S


Mariane de Almeida