Quando falamos em meio de comunicação social logo pensamos em televisão e televisão nos remete também a sensação de entretenimento e consequentemente diversão e por aí vai, mas, na verdade os meios de comunicação em sua totalidade tem um dever ainda maior do que o de entreter, e isso não significa que ele tem apenas o dever de informar também, mas, todo veículo de comunicação deve entreter e informar de maneira consciente e madura. Infelizmente vemos muito nos dias atuais informações vendidas, que muitas vezes não tem um cunho social, porém, tem algo que chama atenção, que faz com que as pessoas em sua total curiosidade não apertem o botão do controle remoto, ou não desligam o rádio, ou talvez não mudem de site e nem pulem a folha de jornal. São informações totalmente inúteis e desprezíveis que não mudará em nada na vida das pessoas e muito menos trará um nível mais elevado de cultura. Porquê ainda existem informações dessa maneira? O porque é muito simples, os conglomerados midiáticos estão mais interessados em vender "capas de revista", vender, vender, vender e render, render muito. Um exemplo bem típico disso é o último "escândalo" em que se meteu Ronaldo Fenômeno... Sinceramente, o que ele faz ou deixa de fazer não é problema meu, ele continuará recebendo os euros dele e eu continuarei ganhando meus reais, e comentar sobre tal deslize não acarretará em nada na minha vida, ou melhor, não acarretará em nada na vida de vocês também, então porquê aceitar esse tipo de venda da imprensa? Só se fará meios de comunicação mais comprometidos a partir do momento em que a sociedade tiver capacidade de expor o que é bom e o que é lixo, quando a sociedade souber impor que realmente quer jornalismo sério, com notícias e informações maduras...
A imprensa coloca porcaria em suas edições somente porque o povo aceita esse tipo de jornalismo descompromissado com a verdade. Tá na hora de mudar, e essa mudança só se dará quando não deixarmos nos envolver por esse tipo de jornalismo "marrom". A mudança se dará quando os donos da imprensa sentirem no "bolso" - ou melhor no banco - que isso não vende mais, e que o povo quer comprar notícias sérias!
Hoje é o Dia Mundial da Comunicações Sociais, um belo dia para que a mudança comece!
M.A.S
Mariane de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário