"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

quarta-feira, 23 de julho de 2008

política: gostar ou não gostar, eis a questão???

"Quem não gosta de política é governado por quem gosta. Se a maioria desinteressar-se, azar da democracia, pois será governada pela minoria" (Frei Betto)

Estou aqui, falando de política novamente por que me preocupo com esta, e acho que se nós não reconhecemos seu verdadeiro valor, jamais poderemos ter uma política justa.
A frase do Frei Betto explica muito sobre nosso dever como cidadãos, e a meu ver gostar de política não é se envolver com partidos nem mesmo se candidatar à um cargo no legislativo ou no executivo - não que seja contra a pessoas de caráter assumir este importante papel na sociedade-, porém gostar de política é buscar (merecer) o respeito dessa tal "minoria" que nos governa. É estar de olho e fazer valer os direitos da população.
Se nós não ficarmos atentos seremos governados pela minoria, e esta não está muito "a fim" de trabalhar em prol das necessidades do povo.
Retorno a dizer, as eleições estão chegando, e cabe apenas à população dizer quem é o melhor (ou menos pior em alguns casos) para exercer cargos vitais na sociedade.
Espero e muito, que as pessoas tenham sede de saber, de aprender... e mais, que o povo tenha sede de justiça. Não digo uma sede "boba", mas uma sede com poder de transformação, que leve as pessoas a lutarem por tudo que é direito seu e dever do Estado.
Existem coisas nas quais não precisamos ser apaixonados, e tão pouco totalmente conhecedores, porém, é indispensável que entendamos ao menos para poder indagar quando algo não está correto.
Não gostar, ou, não querer entender a POLÍTICA é a maior ignorância que o ser-humano é capaz de cometer, e o primeiro passo para a mudança está no VOTO consciente. Dia 5 de Outubro é o dia da mudança se concretizar, e até lá, o blog ainda vai ter muito assunto pra comentar!

M.A.S
Mariane de Almeida

Um comentário:

Se serve pra mim, serve pra você. disse...

Olá! Muito obrigada pelo comentário no meu blog. Agradeço mesmo! E haja texto, né? Obrigada pela atenção... sabe que esse assunto daria um livro! rs
Esse seu texto tb é muito interessante, o povo é que é difícil de entender... acho que por isso eu teimo em ser didática em textos mais longos! Quanto ao seu, vc disse tudo, não necessariamente precisa gostar de política, basta tentar entender, abrir a mente, não deixar passar. Eu tb queria saber escrever pouco, vc escreve muito bem e de forma mais sintetizada... pouco, mas na bucha! rs
Parabéns!