"Uma pessoa se faz revolucionária não movida pelo estudo,mas por causa de uma indignação ética diante da realidade". (Merleau-Ponty).

segunda-feira, 23 de junho de 2008

tá chegando a hora


É meu povo, o tempo passa rápido demais! Estamos praticamente em julho, e aos poucos vemos a disputa política começar, dia sete está chegando e já vemos nomes em potencial para a disputa da cadeira maior da cidade. No meio de tantos nomes, Cury, Carlinhos, Fabrício, Mancha... os eleitores se perdem, porém, espero que confiram com firmeza e realmente votem conscientemente. Nada de votar no mais bonito ou no que prometeu algo a favor... O VOTO é o que podemos fazer de mais importante na sociedade atual, e votar corretamente significa votar para o bem da sociedade. Não deixar que apenas as propostas ludibriozas nos encham os olhos de vontade, mas reconhecer as propostas que realmente serão capazes de acontecer em mais quatro anos.


Não acredito que se mude muita coisa no cenário político joseense, porém, acredito que uma sociedade consciente luta para que seus direitos sejam respeitados, e que propostas eleitorais sejam realmente concluídas, para que não seja apenas eleitoreiras para promover candidato daqui e dali...


Somos (segundo o Valeparaibano) 404.324 eleitores em São José dos Campos, número aparentemente pequeno para uma cidade com população de 700.000 habitantes, dificilmente temos trezentos mil pessoas entre crianças e idosos com idade cujo voto é facultativo, porém, sendo poucos ou muitos, somos capazes de mudar nossa história, de fazer uma cidade cada vez melhor, isso eu chamaria de DEMOCRACIA. Muitos não acreditam que ela exista de verdade, porém, sozinha ela não se torna presente na sociedade, é preciso que os cidadãos queiram e a façam valer!
Que possamos ter uma campanha política séria, limpa! E que candidatos não pensem apenas em alto-benefício, mas sim num bem à sociedade.

M.a.S
Mariane de Almeida

sexta-feira, 20 de junho de 2008

São José refém de uma empresa?

Não sou sindicalista, e tão pouco trabalho na General Motors do Brasil, porém, gostaria de deixar aqui minha opinião sobre a proposta da empresa aceita pelos funcionários desta.
A intenção não é dizer quem está certo ou quem está errado, porém, que as pessoas possam refletir sobre questões que muitas vezes não percebemos. Pra dizer bem o que penso disso tudo, é que na verdade esta tal empresa conseguiu o que queria "manipular" a maioria da sociedade joseense.
Não acredito estar sendo injusta ao falar isso, pois, quem acompanha os noticiários se lembra bem de toda "briga" entre GM, funcionários e sindicato à alguns meses atrás, a proposta era a mesma, 600 vagas de emprego por um salário reduzido. Fim da história, sindicato e funcionários não aceitaram. A empresa por sua vez diz ter transferido todo o investimento para uma outra filiar de sua montadora. Assunto encerrado, imprensa e consequentemente sociedade contra o sindicato.
Agora, meses depois, a empresa volta com a proposta, porém com um diferencial, os funcionários e a sociedade civil estão de total acordo com esta empresa.
Não critico ninguém por estar de acordo com a empresa, e sinceramente não posso ser injusta, sei que 600 empregos na cidade é melhor pra todos, e como dizem "a cada emprego direto existem três empregos indiretos", com certeza, concordo mais quie plenamente, porém, acredito que a GM não foi muito "legal" ao fazer isso, para mim não passou de manipulação, e hoje, mais do que nunca, vejo uma cidade refém de uma empresa. E mais triste do que isso, é pensar que, o dia em que esta empresa precisar fazer um "corte", "redução de gastos", enfim, quando precisar mandar funcionários embora, ela não pensará muito para acertar as contas com quem recebe mais, isso é óbvio, e nem um pouco justo.
É claro que uma pessoa desempregada aceita receber menos que outros trabalhadores, porque afinal de contas ele precisa do dinheiro, mas para mim, direito adquirido é direito adquirido, e se hoje esses direitos são válidos é por que alguém teve de sofrer para alcançá-los e não acho nem um pouco justo esquecer de toda essa luta, e acatar tão facilmente os interesses de uma empresa que não é nem brasileira.
Hoje a redução é de trezentos reais, e amanhã, quanto mais será tirado dos trabalhadores???
M.A.S.
Mariane de Almeida

quinta-feira, 19 de junho de 2008

dê cores a sua vida





O ser humano mudou de mais, as pessoas já não conversam, os vizinhos nem se conhecem, os profissionais são meramente profissionais... e nós achamos tudo normal!

Vivemos como máquinas e esquecemos nosso lado humano de ser, não nos recordamos que somos gente, e isso não mudará! O que muda é a maneira com que enchergamos a vida.

O escuro, o preto no branco... nada deixa de ser o que é, mas nos basta dar novo sentido a eles!

Os problemas, ah os problemas, sempre existirão... cabe apenas a cada um saber superá-los de maneira glamouroza.

Quer uma dica?

Dê mais risadas, faça coisas que julga tolas, ande de bicicleta, brinque. Torne-se criança, e enfrete os obstáculos com a graça de uma criança... assim, a vida te parecerá bem mais colorida sempre!
E jamais se esuqeça, as coisas simples da vida são as que tem melhor sabor!
M.A.S
Mariane de Almeida

segunda-feira, 16 de junho de 2008

bichos somos nós que não enchergamos

O BICHO
"Vi ontem um bicho
Na imundíce do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato".
O bicho, meu DEUS, era um homem.
(Manuel Bandeira)

Eis aí uma das coisas mais chocantes que já li em toda minha vida. O li pela primeira vez quando criança, e já ali senti total repúdio sobre tais palavras. Hoje, ao abrir um livro para estudar pra uma prova na qual realizarei daqui a pouco me deparo novamente com tal texto de Manuel Bandeira, o repúdio continua o mesmo, a tristeza em pensar que esta é uma cena bem comum nos grandes pólos do país, em pensar que faz parte do cotidiano de muitos...
A que ponto o ser humano chegou, muitos tem pouco, poucos tem muito....
Capitalismo, isto dizem ser o maior vilão dos povos oprimidos.
Não sei se uma outra forma de governo resolveria tamanha desigualdade. Só sei que, enquanto a mudança não chega, versos como esse continuará ilustrando a realidade de muitos, como se muitos realmente pudesse se rebaixar a animais. Mas isso ainda não é a pior parte, mais repudiante do que isso é perceber que muitos desses queiram se ELEVAR a animais, por saberem que muitos animais tem a destreza de conseguir mais dignidade do que um homem.
Isso jamais será normal a meus olhos, porém, infelizmente já é algo comum. Me pergunto novamente, "a que ponto o ser humano chegou": tratar animais de estimação como se fossem gente enquanto fecho os vidros do carro no farol para não ser incomodado pelo mendigo que me pedirá uma moeda. Os homens fecham os vidros do carro como se isso fosse mudar a realidade, mal sabem eles que isso apenas torna sua alto-realidade totalmente distante do mundo em que se vive.
M.A.S
Mariane de Almeida

sexta-feira, 6 de junho de 2008

direito é direito e se precisar eu luto por ele!

Não pretendo ser injusta com ninguém, não julgo isto o melhor a se fazer, porém não posso deixar de me expressar em favor de trabalhadores cujo direitos foram violados durante tempos.
Para um cidadão de São José dos Campos é fácil entender do que estou falando, apesar de não saber se é assim também que um joseense pensa a este respeito. Depois de tanto reboliço causado e tanta "falação" envolvendo o transporte público deste pólo industrial que é São José, nos deparamos com uma greve dos condutores e cobradores de ônibus, imaginem vocês o caos que ficou nossa grande cidade, dois dias sem ônibus, nada, nenhum para contar história, haviam horas em que a cidade parecia morta, os pontos vazios, pessoas sem conseguir sair de suas casas, trabalhadores perdendo dias de serviço por um único motivo "a greve".
Se este texto esta parecendo contra os motoristas e cobradores confesso que não, apenas estou narrando os fatos. E para falar bem a verdade estou é muito a favor destes trabalhadores, e acho simplesmente um absurdo trabalharem por tanto tempo sem receber seus devidos direitos. O que acontece nessa cidade é inacreditável, hoje existem três empresas de transporte operando no local, e por coincidência as três empresas são de um mesmo dono... Dono este que posso chamar de sem vergonha, sem escrúpulos... Mais uma vez repito que não quero ser injusta e tão pouco julgar ninguém, porém está na hora de alguém dar um voto à favor de trabalhadores que não recebem seu fundo-de-garantia a anos, alguns a décadas... Que país é esse? O SINDICATO tem que intervir sim! Os trabalhadores devem lutar pelos seus direitos, com certeza!
Mas a prefeitura tem que ter mais iniciativa, para que a população não saia perdendo, como já disse, a cidade ficou um caos, só que tem carro conseguiu sair de casa durante dois dias, e isso transformou a cidade numa verdadeira São Paulo, a qualquer hora, em qualquer lugar um engarrafamento doido!
Como já disse tantas vezes, sou apartidária, porém acredito que nossos governantes deveriam ser mais inteligentes, saber fazer as coisas na hora correta, e não apenas dizer "tinhamos um plano B, mas amanhã voltará tudo ao normal"....
Só acho uma coisa, a sociedade não pode ficar revoltada com os grevistas pois estão apenas lutando pelo que é direito de todos eles!

M.A.S
Mariane de Almeida

terça-feira, 3 de junho de 2008

Sou humana de mais pra conseguir entender!!!

Já disse que faz tempo que não apareço por aqui, mas hoje, quero falar de algo que realmente me irrita.
Para ser bem sincera não acredito ser careta e muito menos ingênua, porém, sou uma extrema amante da Vida! Dessas apaixonadas sonhadoras, enfim... Não concordo com muita coisa nessa vida, e também não me importo se as outras pessoas não pensam como eu, mas em uma coisa todos terão de convir, é um absurdo uma Constituição que diz ser crime atentar contra a vida ser a favor de pesquisas envolvendo vida humana.
Se posso dizer, digo uma coisa! Se é difícil nossos governantes entenderem, faço questão de explicar, a vida humana tem início a partir de sua concepção, não podemos pensar (como "bem" fez uma dessas modelos famosas dizendo que com tantos meses a criança é um grãozinho de feijão). Existem tantas maneiras para se estudar, um grande expemplo e que tem comprovações é o estudo com células tronco ulterina... Mas na verdade, o que se busca não é "ajudar a salvar vidas através da genética, etc, etc", o que querem mesmo é desvalorizarem a vida...
É complicado, ontem foi os trangênicos (mais que comprovado seu mau à saúde), agora as pesquisas com células tronco embrionárias, jajá virá a clonagem de seres humanos, depois a legalização do aborto... e cada vez mais a sociedade se preocupará com problemas medíocres, e a vida???? A Vida não passará de mero instrumento cujo homem brincará de ser DEUS!
Sinto muito, mas não há como estar de acordo com tamanha idiotice. E mais, não me entra pela cabeça hora nenhuma o fato de termos um estatuto, uma Constituição, e irmos contra ela própria... Sinceramente não entendo como isso pode. Ou melhor, pra um país que tem um presidente com quarto anos de ensino Fundamental, realmente, pode se esperar de tudo...
... Até mesmo uma má leitura de suas próprias leis!

Fico por aqui, e "dá-lhe Bolsa Família neles, porque eles gostam"

M.A.S
Mariane de Almeida
Faz tempo que nãoposto aqui heim! Prometo tentar ser mais assídua neste blog!